sexta-feira, 14 de novembro de 2008

" Que efeito queremos com esse processo educativo?"



Segundo Julian Marías:

Mas, o que é que faz o homem pensar?

"Sem dúvida nenhuma é a Educação. Para fazer o homem voltar a pensar, temos que relembrá-lo, constantemente, por meio da educação de alguns princípios filosóficos básicos como: O homem é um ser que esquece, e o que é pior, que neste mundo maravilhoso em que vivemos, ele se esquece do mais importante que é para que ele foi criado, para que ele existe:
Que falta faz a filosofia hoje em todos os níveis de ensino! Quando o homem filosofava ele vivia verdadeiramente. Na medida em que ele foi deixando a filosofia de lado ele foi se desumanizando e vive hoje como um antropóide que cada vez mais só atende aos seus instintos. Vocês já perceberam com que banalidade se mata uma pessoa hoje? Isto já não abala mais ninguém. "É mais um que foi. Que pena...!".Cabe portanto à educação hoje a árdua tarefa não só de transmitir conhecimentos, mas principalmente esperança, alegria".



PURA FILOSOFIA. MAIS PENSADORES / VAMOS FILOSOFAR!


" A ignorância gera confiança com mais frequencia do que o conhecimento: são aqueles que sabem pouco, e não aqueles que sabem muito, que tão positivamente afirmam que esse ou aquele problema jamais será resolvido pela ciência." Charles Darwin

" Nós seríamos muito melhores, se não quiséssemos ser tão bons". Sigmund Freud

" A raiz do homem é o próprio homem" . Karl Marx

Um comentário:

Sule disse...

Muito bem querida Julia!!!
Seu blog esta sendo recheado de todas as possibilidades, cores, textos, reflexões... O caminho é esse!!1
Continue se apropriando, trazendo imagens, colorindo, descolorindo, fazendo desse espaço realmente seu!
Bjinhos
Sule