terça-feira, 18 de novembro de 2008

RELATÓRIO / OFICINA DA PALAVRA ESCRITA


UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIAFACULDADE DE EDUCAÇÃO –
FACED/ PROJETO IRECE
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
SÉRIES INICIAIS/ ENSINO FUNDAMENTALCICLO I – 2008
TURMA:02
ATIVIDADE: OFICINA DA PALAVRA ESCRITA
PROFESSORAS: LÍCIA BELTRÃO/ANA PAULA
ORIENTADORA: MARGARETH DOURADO



RELATÓRIO



Seria a autora Carioca Ana Maria Machado, na mistura com o Paulista Monteiro Lobato, que tanto adoravam os livros desde crianças os grandes inspiradores na Oficina da Palavra Escrita? Percebemos que teríamos uma linda festa !“Uma porção de gente chegando, sorridente, de roupa nova”... Era a Lícia Beltrão nos entusiasmando ao encontro de palavras conhecidas e quem sabe novas? Umas suaves, outras quem sabe esquecidas, deturpadas, amadas, esdrúxulas.Mas, com todo o espírito jovem, inteligente, a “Dona Palavra” fez e faz compreender o sentido de interpretar.
Diz Ana Maria Machado “Quem é resmungão continua resmungão. Quem é invejoso também”. “ Quem gosta das pessoas fica feliz porque todo mundo está alegre junto”. E foi assim na festa da "Dona Palavra," grupos com missões diferentes, pura libertação e inserção social. Houve a sintonia, lembrando os gansos que sempre andam juntos.
Momento lindo, quando as palavras silenciosas, iam passando de mão em mão através de cartões de vários formatos. Quanta criatividade, imaginação! A voz agradável da professora Lícia e sua amiga Cecília Meireles tão saudáveis para a nossa mente.
Fomos bem alimentadas, pelas receitas deliciosas, saboreadas, favoráveis tanto a quem as escreveu/criou como aos que foram nutridos pelo incrementar de tamanho sustento. Momento de regozijo.
E a música tão criativa? Lembrando da caracterização e representação corporal com as palavras. Foi realmente um esplendor. Total estímulo, integração, informação.
Repercutiu tanto a festa, que os meus alunos já estão pedindo “ A festa das Palavras” . Percebe sua importância “Dona Palavra”? Sabe? É interessante a história " O menino que espiava pra dentro" de Ana Maria Machado e tantas outras como as de Monteiro Lobato, não seria deslumbrante incrementarmos a próxima festa dando ênfase aos mesmos, lembrando de muitos e muitos outros (as) autores (as) também?



REFERÊNCIAS:



LOBATO Monteiro. O Picapau Amarelo. Editora brasiliense/ Pallotti


MACHADO, Ana Maria . Coleção Literatura em minha casa. Editora Nova Fronteira




P.S: Professora Lícia,


Será que o Bartolomeu Campos e a Lia Zatz, ficaram tristes pela omissão em meu relatório? É que falei tanto deles em minhas produções, tem aqui no meu Blogger! Senti muita falta do Monteiro Lobato e Ana Maria Machado, a senhora sabe o quanto são interessantes, agradáveis as histórias dos mesmos (meus alunos ficam de olhos arregaladaos). Risos. Propositalmente deixei claro para ambos( autores) através da minha narração que estão em meus pensamentos.São espetaculares ! Senti remorsos, pois no meu convite não constava o nome dos mesmos.Mas, acredito que não ficarão chateados eram tão cheios de humor, idem Bartolomeu e Lia com tanto ânimo através da escrita. Risos. Certamente a não preocupação com notas e sim em enriquecer meus conhecimentos provoca agir assim. Desafios esplêndidos...Compreende, não é?







Um comentário:

Sule disse...

Julia1 Estamos essa semana, passando pelos blogs, fazendo um segundo levantamento das produções de vocês!
Esta de parabéns!!!
Tem se apropriado desse espaço, e espero ver esse ritmo em uma constante no teu blog!
Continue explorando, trazer imagens, filmes, cores, etc e tal...
Bjinhos
Sule