segunda-feira, 20 de outubro de 2008

COMUNIDADES VIRTUAIS SÓ? E A "NETIQUETA"?



UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO / FACED/ PROJETO IRECE
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA –SÉRIES INICIAIS/ ENSINO FUNDAMENTAL
CICLO I – 2008
ATIVIDADE: OFICINA DE COMPUTAÇÃO
PROFESSORAS: ADRIANE, BONILLA, SULE
ORIENTADORA: MARGARETH DOURADO
PROFESSORA/CURSISTA: JÚLIA ALVES




COMUNIDADE VIRTUAIS





Estamos na era da informação, uma rede de espaço para todos os gostos. Tempo e espaço são desmaterializados, ou seja, não são mais fatores que prendem as pessoas à sua localidade, como ocorria nas comunidades na tradição . Com o crescimento das redes telemáticas, que interligam computadores no mundo inteiro (internet), as pessoas tendem a se agregar em torno de interesses comuns, e não simplesmente por espaços físicos. Possibilitando assim uma interação, juntando-se a grupos para discutir sobre diversos assuntos. Sendo possível enviar imagens, comunicar-se/ por meio de voz e até de vídeo, não se restringindo apenas ao chat (teclado).
É um ambiente para reflexão com pessoas envolvidas com os mesmos interesses.Existem trocas significativas o desabrochar das emoções: amor, afeto, alegria; até mesmo brigas e os bate –bocas são inevitáveis. Surgindo a necessidade de regras conhecidas como “netiqueta”.
As comunidades virtuais tornaram/se um fenômeno social : blogger, orkut, moodle,messenger.
Sendo a escola também uma comunidade social é necessário colocar em prática os recursos do computador a serviço da aprendizagem.“A escola é parte da dinâmica social mais ampla, uma vez que é no interior do contexto escolar que crianças, jovens, professores, funcionários, cada um oriundo de um contexto social e cultural específico, convivem, relacionam-se, aprendem...”(BONILLA, 2005, p.211).
Deve haver o incentivo das trocas de informações, acompanhando o nível de complexidade da rede temática. O mundo virtual é também chamado de “ciberespaço’ uma derivação de espaço ‘cibernético” . Encontramos em uma comunidade pessoas de todos os tipos, idades, nacionalidades, religiões e profissões.




REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:


BONILLA, Maria Helena Silveira
.
Escola Aprendente: para além da Sociedade da Informação

Um comentário:

Sule disse...

Muito bom1 Tem se dedicado fortemente nesse curso... A idea é essa mesma!!!Ler, trazer suas reflexões, e evidenciar seus estudos, pois so, assim teremos como perceber seu caminhar nessa comunidade que se constitui agora, enquanto cursista da UFBA.
bjinhos
Sule