quarta-feira, 29 de outubro de 2008

"Quando pensamos em música"



ATIVIDADE MÚSICA:

BOLA DE MEIA BOLA DE GUDE –

MILTON NASCIMENTO

PRIMEIRO MOMENTO – Ouvir a música. Distribuir a letra da música para os alunos acompanharem

SEGUNDO MOMENTO : REFLEXÃO - Forma coletiva - Quem é esse menino?- Quem é a bruxa?- Que versos ou estrofes gostariam de destacar?

TERCEIRO MOMENTO – INDIVIDUAL : Escolher uma das estrofes para ilustrar. No final da folha explicar os motivos da escolha.

DESAFIO : “ A amizade, o respeito, o caráter, a bondade, a alegria e o amor sempre irão existir?

REFLEXÃO PERMANENTE: Pensar sobre as coisas bonitas que o menino acredita que nunca deixarão de existir.

Música: BOLA DE MEIA BOLA DE GUDE / MILTON NASCIMENTO

Há um menino

Há um moleque

Morando sempre no meu coração

Toda vez que o adulto fraqueja

Ele vem para me dá a mão

Há um passado no meu presente

Um sol bem quente lá no meu quintal

Toda vez que a bruxa me assombra

O menino me dá a mão

Ele fala de coisas bonitas

Que eu acredito que não deixarão de existir: Amizade, palavra, respeito, caráter, bondade,

alegria e amor

Pois o nosso menino

Não quer viver como toda essa gente insiste em viver

Pois não posso aceitar sossegado qualquer sacanagem

Isso é coisa normal

Bola de meia

Bola de gude

O solidário não quer solidão

Toda vez que a tristeza me alcança o menino me dá a mão

Há um menino

Há um moleque

Morando sempre no meu coração

Toda vez que o adulto fraqueja

Ele vem para me dá a mão.



Nascido no Rio de Janeiro, vem de Minas, da terra dos diamantes, lá no fim do mundo, na América do Sul já se sabe... Os sons de "Mil Tons", antes de serem música, são natureza, com cheiro e textura

Nenhum comentário: