segunda-feira, 29 de setembro de 2008

PRODUÇÃO LIVRE / EMOÇÃO E REFLEXÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIAFACULDADE DE EDUCAÇÃO
FACED/ PROJETO IRECECURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA –SÉRIES INICIAIS/ ENSINO FUNDAMENTAL
CICLO I – 2008
ATIVIDADE: PRODUÇÃO LIVRE
PROFESSOR: NEY WENDEL
ORIENTADORA: MARGARETH DOURADO
PROFESSORA/CURSISTA: JÚLIA ALVES



PRODUÇÃO LIVRE




Autonomia, ousadia e criatividade foram instrumentos trabalhados através da atividade Produção Livre” , ministrada pelo professor Ney Wendel. Foi explorado o campo do amor e da violência através do ato cênico, um resgate ao afeto, cidadania, uma cultura de paz tão desejada no mundo inteiro. A mobilização repercutiu bastante.
Ficou nítido o valor do diálogo, compreensão, respeito mútuo: “ Hoje ao trabalhar em grupo, de repente alguns não ficarão com os colegas que simpatizam, é necessário aprendermos a conviver com as diferenças, formarei grupos através de números”. Criou dessa forma uma interação social que pode servir como espelho na relação com o outro.
As possibilidades de produção estética sugeridas foram: desenho em quadrinhos, construção de músicas, escultura, vídeo documentário, intervenção urbana, teatro, dança, música, artes visuais, literatura, cinema, ato cênico.
Percebe-se através da sua fala , princípio como aceitação da diferença, diálogo como forma de resistência da violência...
Finalizou a aula com uma dinâmica ao ar livre, todos de mãos dadas deixando nítido seu trabalho produtivo, prazeroso, amoroso. Todos gritando do mais íntimo do seu ser a palavra escolhida pelo mesmo: Coragem!


2 comentários:

Anônimo disse...

Olá Júlia!

A Filosofia é a casa da sabedoria, e pelo visto, vocês estão sabendo usufruir da leitura do "Mundo de Sofia", que por sua natureza instigante, propicia este diálogo gostoso com as nuances que pontuam a nossa vida, as coisas que estão em nosso entorno, é o filosofar...Vá em frente! Nos veremos na próxima semana.
Beijos,
Margô.

Anônimo disse...

Ah!imaginou se todos os sábados que tivéssemos atividade fosse num dinamismo daquele? nem iríamos perceber que era sábado.Bj!